Enquanto você calmamente lê estas palavras, um turbilhão de atividades acontecem em todas as células do seu corpo. A cada segundo,invisível e despercebidamente, milhões de novas células renascem no incessante programa de auto-regeneração do seu organismo. As células são os tijolos e a argamassa de todos os tecidos vivos e órgãos. Para compreender doenças degenerativas e metabólicas você deve se familiarizar com o mundo em miniatura da célula e como elas são capazes de realizar transformações químicas desconcertantes como produzir infinitos complexos de proteínas, vitaminas , hormônios, neurotransmissores, fatores de crescimento, enzimas e energia metabólica chamada ATP.
Um corpo saudável é determinado pela saúde de cada uma das suas células isoladas. Todas as doenças tem origem no nível celular e não no órgão ou no nível do sistema. Células saudáveis irão criar tecidos saudáveis. Tecidos saudáveis irão criar órgãos saudáveis como o coração e os pulmões. Órgãos saudáveis irão criar sistemas saudáveis como o sistema endócrino ou o sistema imunitário e sistemas saudáveis compõem um corpo saudável.
No mundo complexo de 75 trilhões de células que compõem o seu corpo nação, você é o presidente (o cérebro) que delega a força policial que protege os cidadãos celulares do ataque de inimigos estrangeiros. Com a sua orientação e direção, o corpo nação irá fornecer todas as necessidades para o bom funcionamento. Seus cidadãos celulares possuem todas as formas, tamanhos e capacidades de desempenho e fabricam uma infinita variedade de tarefas de trabalho. Alguns residem em grandes cidades, que são seus órgãos, enquanto outros preferem viver na periferia das cidades pequenas longe do tráfego - as unhas, por exemplo. Mas não importa onde eles residem, cada cidadão celular tem um propósito, uma missão importante para o bem da nação - o seu corpo.
Portanto, se a saúde da célula é a resposta, o que constitui uma célula saudável? O que você come, bebe, respira e banha-se vai alimentar os 75 trilhões de células com oxigênio, água, vitaminas, minerais, fitonutrientes, ácidos essenciais (EFAs), glicose e aminoácidos, ou vai contaminar as células pelo envenenamento lento da rede sanguínea. Veja, o que você respira, oxigênio ou ar contaminado, acaba na sua corrente sangüínea. O que você come, se vivo : frutas orgânicas, legumes, nozes, grãos, legumes e sementes ou refinados: alimentos processados e desnutridos, açúcar, tóxicos e bebidas acabam no sangue após a digestão. O sangue é um rio que flui para todas as células para a nutrição e remoção de resíduos ácidos. Então, é a sua corrente sangüínea um rio de vida ou um rio de morte e doença? Pois a vida da carne está no sangue ... "(Levítico 17:11)
As células são multifacetadas. Algumas são como mini geradores elétricos, como uma bateria de lítio. Todas respiram como um pulmão para levar os nutrientes e remover os resíduos tóxicos. As células são também como uma fábrica que sintetizam hormônios, neurotransmissores, proteínas e força vital. Estes motores celulares também se comunicam como uma rede sem fios de fibra ótica, 24 horas por dia. Nossa mente finita não poderia compreender ou controlar conscientemente as extraordinárias tarefas desse complexo de fabricação, armazenamento, conserto, comunicação, transporte, polícia, coleta de lixo, administração, produção de alimentos, controle de temperatura e pH de equilíbrio que se passa no nosso corpo diariamente que mantem a nossa saúde e vitalidade.
Uma metáfora de como as células se comunicam seria visualizar todas as seis bilhões de pessoas neste planeta pegando simultaneamente um telefone sem fio e tendo uma conversa telefônica. Agora imagine cada pessoas tendo uma conversa com outras três. Indo além, imagine todas as pessoas no mundo em conferência com outras 1.000 pessoas diferentes simultaneamente. A questão é, o seu telefone celular tem uma boa recepção para transmitir e receber tantas mensagens como essas. Sua linha de célular do intestino telefona para a pele. Sua linha de célular do baço telefona para o timo. Seu coração conversa com o fígado. Todos os órgãos e sistemas trabalhando em uníssono. Nenhum órgão ou sistema trabalha sozinho, assim como nenhum nutriente trabalha sozinho. Então, qual é a autoridade reguladora que controla todos esses processos celulares? A resposta é pH.
O pH de seus tecidos e fluidos do corpo afeta o seu estado de saúde, de limpeza ou sujeira interna. Quanto mais próximo o pH é de 7,35-7,45, maior seu nível de saúde e bem-estar e maior a sua capacidade de resistir a estados de doença e aparecimento de sintomatologias.
A escala de pH é como um termômetro que mostra aumentos e diminuições no teor de acidês e alcalinidade destes fluidos. Desvios acima ou abaixo de um intervalo de 7,35 -7,45 pH no sangue pode sinalizar potencialmente graves e perigosos sintomas ou estados de doença. Quando o corpo não pode mais efetivamente neutralizar e eliminar os ácidos, ele os coloca dentro dos fluidos extra-celulares comprometendo a integridade celular.
Na verdade todo o processo metabólico depende de um pH equilibrado. À medida que mais resíduos de ácido se acumulam, o corpo é lentamente cozido em seus próprios resíduos tóxicos. Um corpo com um pH cronicamente ácido corroirá os seus tecidos lentamente, comendo mais de 60.000 milhas de nossas veias e artérias, como um ácido corroendo o mármore. Isto é o que a ciência chama hemorragia. Se não for controlada, ele irá interromper todas as atividades celulares, desde o batimento do seu coração até os disparos neurais do seu cérebro. A alta acidês do nosso corpo interfere na própria vida, levando-nos a todas as doenças. Fundamentalmente, todos os mecanismos de regulação, incluindo a respiração, ingestão, circulação, produção hormonal, liberação de neurotransmissores, etc, servem com o objectivo de equilibrar o pH das células. Quando comemos alimentos, eles fermentam, como uma banana, que vai da cor verde, para amarelo, marrom e preto. A banana apodrece de dentro para fora, não de fora para dentro. É por isso que os humanos podem parecer saudáveis exteriormente, mas são podres e decadentes no interior.
Isto é o que a comunidade médica se refere como doença degenerativa. Estas mórbidas microformas produzem ácidos potentes como subprodutos, e o pH pode se comprometer ainda mais e criar perturbações no biossistema do corpo. Este processo ainda pode aumentar a morbidade por meio de bactérias, leveduras, fungos e mofo. Eu diria que a doença vem de dentro para fora e que o terreno ou o ambiente do corpo é o catalisador para o desenvolvimento e progressão de todas as doenças. Isto não exclui as circunstâncias externas, tais como trauma, microformas no ar, poluição do ar, radiação, produtos químicos e drogas. Estes fornecem todas as impressões negativas ácidas, mas o mal-estar surge no interior da célula em resposta a essas impressões.
Afunde ou nade
Pense no seu corpo como um tanque de peixes. Imagine a importância de manter a integridade dos fluidos internos do corpo que nadam ali diariamente. Imagine que os peixes deste aquário são as suas células e sistemas orgânicos se banhando nesse fluido, que transportam alimentos e removem o lixo. Agora imagine que eu coloque o cano de desgarga do meu carro no filtro fornecedor de oxigênio do tanque. A água ficará cheia de monóxido de carbono e ocorrerá a redução do pH, deixando o meio ácido e ameaçando a saúde dos peixes(suas células e órgãos). E se eu atirar muita comida ou alimento do tipo errado e os peixes não forem capazes de consumir e digerir tudo? A comida começará a se decompor e apodrecer. Resíduos químicos tóxicos irão aparecer enquanto os alimentos se decompõem, criando mais subprodutos ácidos, alterando o pH ideal. Este é um pequeno exemplo do que estamos fazendo com nossos fluidos internos diariamente, alguns de nós mais do que outros. Estamos poluindo nossos fluidos internos com toxinas ácidas como a nicotina, drogas, o consumo excessivo de alimentos ácidos, bebidas ácidas e drogas sociais, como café, bebidas gasosas e álcool, que comprometem o delicado equilíbrio do pH, que mantém a homeostase. Alguns de nós têm tanques de peixes (corpos) que dificilmente são capazes de suportar a vida.
(continua...)
Thursday, November 19, 2009
A batalha é sobre o pH
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment